Umectação com Óleo de Coco

08:16


Estou sempre buscando novas alternativas para o tratamento dos meus cabelos. E não tem nada melhor do que os produtos naturais. Essa semana resolvi testar a umectação com óleo de coco.
Se você ainda não conhece, vou tentar te explicar tudo e tirar todas as dúvidas sobre a técnica nesse post.

♦ O que é umectação? 
A umectação consiste no uso de óleos e manteigas vegetais para reposição de massa e lipídios dos cabelos. Recupera, revitaliza, combate o frizz, dá brilho, definição e sela os fios garantindo que fiquem hidratado por mais tempo. Além disso, massagear o couro cabeludo com óleos naturais ajuda no crescimento dos cabelos.

♦ Quem pode fazer?
Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. O ideal é que esse procedimento seja encaixado na etapa de nutrição do cronograma capilar. Assim, você garante que seu cabelo receberá os nutrientes necessários na medida certa.

♦ Quais tipos de óleo posso usar?
Existem diversas opções. Mas sempre lembrando que precisam ser 100 % naturais. O ideal é que o óleo seja extra virgem pois é menos ácido e é melhor para os fios.
Você pode usar azeite de oliva, óleo de rícino, de jojoba, linhaça, argan, rícino, babosa, amêndoas, etc.

Eu escolhi usar o óleo de coco, que parece ser o queridinho da maioria das pessoas.
Ele precisa ser extra virgem e 100% natural.
Usei esse QualiCôco de 200ml e achei muito bom. Mas existem várias outras marcas. E provavelmente vou precisar de um pote maior da próxima vez! hahaha Tenho certeza que vou usar muito.
Comprei no Mundo Verde. E você pode achar em lojas de produtos naturais ou em supermercados (lembrando sempre de conferir se não tem outras substâncias misturadas ao produto).

O óleo de coco tem textura pastosa e é branquinho. Porém, em temperaturas acima de 25º, ele pode derreter e ficar líquido e mais transparente. Como eu moro no Rio de Janeiro, o meu veio em um meio termo. Tinha algumas partes mais cremosas e algumas mais líquidas. Antes de usar, eu misturei bem para ficar homogêneo.


♦ E como fazer a umectação?
Eu apliquei o óleo nos cabelos secos, da raíz até as pontas, enluvando mecha por mecha e massageando bem o couro cabeludo - isso potencializa a circulação sanguínea ajudando no crescimento do cabelo.
O ideal é deixar agir por no mínimo 4 horas. Mas você também pode dormir com o óleo no cabelo para obter melhores resultados (não esqueça de usar uma touca e de forrar o travesseiro com uma toalha para evitar sujeira hehe)

Depois é só lavar os cabelos normalmente. Use um shampoo transparente sem sulfato para limpar bem os fios sem agredir. Faça 2 ou 3 aplicações para retirar o óleo por completo. O cabelo não fica pesado e nem oleoso, basta lavar bem. Aplique um condicionador para fechar as cutículas.

Recomendo que não use fonte de calor nos fios, como secador e chapinha. Deixe o seu cabelo respirar e ele vai te agradecer!

Meu cabelo, quando seca naturalmente, é um pouquinho ondulado. Porém, devido às químicas que já usei, ele não tem muita forma. O que quero dizer com isso? Quando ele seca, fica todo bagunçado e rebelde. Algumas partes mais enroladas e outras mais lisas.

Cabelo seco naturalmente antes da umectação com óleo de coco

Cabelo seco naturalmente depois da umectação com óleo de coco
Ficou mais liso, alinhado e suuuper macio e com movimento. Meu cabelo geralmente tem um sério problema de embaraçar nas partes inferiores próximas à nuca. Mas adivinha?! Não embaraçou nadinha.

Como foi a primeira aplicação, ainda sinto as pontinhas ásperas e ressecadas. Afinal, não existem milagres, né?! MAS... senti uma melhora de uns 40% nesse aspecto das pontas e isso já é demais! Acredito que posso conseguir resultados maravilhosos se continuar a aplicação.

♦ Devo fazer a umectação de quanto em quanto tempo?
O ideal é que seja feita uma vez por semana ou a cada 15 dias - depende do estado da saúde do cabelo. Mas recomendo que intercale com hidratações e reconstruções e siga um cronograma capilar para obter melhores resultados. Afinal, seu cabelo também precisa de outros nutrientes.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre umectação, sinta-se à vontade para deixar nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Acessados

Destaque do Mês

Umectação com Óleo de Coco

Inscreva-se